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4 estratégias para transformar os serviços farmacêuticos

15 de junho de 2020

Serviços farmacêuticos - As recentes mudanças regulatórias e a necessidade de adaptar as operações no ponto de venda, aceleradas com a pandemia da Covid-19, vêm levando o varejo a transformar o modelo de serviços farmacêuticos. Cassyano Correr, coordenador do programa de assistência farmacêutica avançada da Abrafarma, elencou quatro estratégias que serão determinantes para o setor durante e após o novo coronavírus. Ele foi um dos participantes do 3º Workshop Retail Farma Brasil 2020, ocorrido no dia 9 de junho.

  • Testes rápidos da Covid-19

Desde a regulamentação da Anvisa para a realização de testes rápidos da Covid-19, as lojas vêm realizando até 100 testes diários. “E mais de 95% dos testes feitos na farmácia são aplicados em pessoas assintomáticas, que não estão na fase aguda e que têm menor risco de transmissão”, destaca Correr.

O receio inicial de que a testagem poderia estimular a contaminação entre farmacêuticos também está caindo por terra, de acordo com o consultor. “Segundo levantamento do Ministério da Saúde, até o momento pouco mais de 3 mil farmacêuticos foram contaminados com a doença, percentual muito abaixo em relação a médicos e enfermeiros e que não teve nenhum crescimento nas últimas semanas”, complementa.

  • Receita digital

De acordo com Correr, existe uma grande heterogeneidade de plataformas de emissão de prescrição eletrônica, o que compromete a operação diária da farmácia. “Praticamente, cada prontuário eletrônico médico no Brasil emite uma prescrição diferente. E o farmacêutico é obrigado a lidar com até 40 sistemas para validar a receita recebida”, afirma.

O governo tentou disponibilizar uma plataforma universal de validação, que é uma solução paliativa, mas que não se mostrou sustentável em médio e longo prazo. “Vamos ter uma discussão muito forte nos próximos meses e analisar para onde essas prescrições devem ser encaminhadas e como centralizar as informações levando em conta a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)”, ressalta. “O paciente precisa estar no centro do debate”, pontua.

  • Telemedicina

A conexão de plataformas de telemedicina com farmácias é uma tendência que vai permanecer na pós-pandemia e, em breve, muitas novidades serão apresentadas pelo grande varejo farmacêutico. “Mesmo que ainda haja questões regulatórias a serem superadas, alguns projetos-pilotos já estão sendo realizados”, antecipa.

  • Novos canais de aquisição

A necessidade do isolamento social provocou a busca por novos canais digitais para o agendamento dos serviços farmacêuticos. “A maioria das farmácias está realizando a testagem da Covid-19 com horário programado, até para respeitar as regras de distanciamento e evitar aglomerações dentro da loja. Isso também está ocorrendo com vacinação”, conta Correr.

A tecnologia também permite o pagamento e agendamento no site da rede. “Trata-se de um novo canal de aquisição que veio para ficar. A ideia do clique e retire promete mudar por completo a jornada do paciente”, finaliza.

Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/santo-remedio-foca-na-jornada-do-paciente-durante-a-pandemia/

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