A importância da vacina da gripe em tempos de pandemia
05 de abril de 2021Vacina - A campanha de vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira, 12 de abril, e se estende até 9 de julho. A meta é imunizar 90% do grupo prioritário, que este ano vai começar por crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Depois, será a vez dos idosos e dos professores.
No entanto, sempre pairam dúvidas entre os farmacêuticos das redes que se engajam nessas ações. Esclarecemos a seguir algumas delas.
Prioridade para a vacinação contra a Covid
Por coincidir com a imunização contra a Covid-19, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois o imunizante contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.
Proteção dos grupos vulneráveis
A imunização contra a gripe é extremamente importante para a proteção dos grupos mais vulneráveis, pois ajuda a prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.
Diferença entre as vacinas trivalente e a tetravalente
- O Programa Nacional de Imunização (PNI) disponibiliza todos anos a vacina trivalente, que protege contra os dois tipos de gripe A e contra um dos tipos da B.
- Outra opção é a vacina tetravalente, que protege contra dois tipos de gripe A e os dois da B, disponível na rede privada.
A vacina da gripe na prevenção da Covid-19
Artigo produzido por pesquisadores da Universidade de Michigan analisou o impacto da vacina da gripe nas taxas e na gravidade da infecção pela Covid-19. As conclusões foram as seguintes:
- A probabilidade de teste positivo para Covid-19 foi reduzida em 24% em pacientes que receberam uma vacina contra a gripe em comparação com aqueles que não o fizeram
- Os pacientes vacinados com teste positivo para o novo coronavírus mostraram-se menos propensos a necessitar de hospitalização ou ventilação mecânica e tiveram um tempo de internação mais curto
- A vacinação contra a gripe está associada à diminuição de casos positivos de Covid-19 e melhores resultados clínicos
Como engajar os clientes?
A Singlecare, empresa norte-americana especializada em programa de benefício de medicamentos (PBM), elencou algumas estratégias para os farmacêuticos engajarem seus pacientes.
- Muitas pessoas se preocupam com o impacto da vacina contra a gripe em sua saúde ou na saúde de seus entes queridos. O farmacêutico pode ajudar a aliviar seus medos com o equilíbrio certo entre educar e ouvir
- Falar com pessoas que têm ideias distorcidas sobre a vacina contra a gripe é muito importante para entender as preocupações que elas têm e para saber lidar com elas
- Muitas preocupações com a vacina contra a gripe não são baseadas em fatos. Os equívocos mais comuns, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças são:
- A vacina contra a gripe vai provocar gripe
- Não preciso dela todos os anos
- Se estou grávida ou tenho outro problema de saúde, não devo tomar
- Posso ter uma reação alérgica
- Explique como a vacina funciona, os benefícios potenciais do imunizante contra a gripe e com o que eles não precisam se preocupar
- Ser vacinado é como usar cinto de segurança. Se o paciente sofrer um acidente e não tiver usado o equipamento, a equipe de resgate terá que cuidar dos destroços e outras pessoas no carro provavelmente também se machucarão. Ele também está salvando outras pessoas quando está totalmente imunizado
- Personalize as recomendações para os pacientes que estão lá para obter uma receita para um determinado problema de saúde
- Coloque um adesivo de lembrete em uma receita de medicamento que os pacientes estão adquirindo. Eles podem fazer suas próprias pesquisas em casa e voltar, prontos para serem vacinados.
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/indicacoes-e-riscos-dos-relaxantes-musculares/
Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.
Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.
Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.