A palavra do mercado farmacêutico para 2023 é…
16 de janeiro de 2023Identificar as tendências que nortearão o mercado farmacêutico neste ano nunca é um exercício fácil. Mas lá vamos nós… Nossa redação desafiou empresários, executivos e líderes de opinião a resumir, em uma única palavra, o que projeta para o setor em 2023.
E o resultado você confere abaixo.
Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail
Otimização. “O varejo farma experimentou uma rápida obtenção digital no ciclo de pandemia, mas em ambiente de pressão.
Agora, a transformação terá que ir além do investimento em novos canais e se estender ao desenho organizacional e ao melhor uso dos dados. O setor precisará encontrar o equilíbrio entre harmonia e sustentabilidade operacional”
Edison Tamascia, presidente da Febrafar
Digitalização. “Essa palavra vai muito além do consumidor. Ela assume importância em vários âmbitos, tanto para automatizar os processos internos como para aprimorar a jornada de atendimento e captar o que pensa o cliente. O público já está digitalizado em vários níveis. Cabe a nós ter a capacidade de se adaptar aos seus anseios e necessidades”
Flavio Correia, diretor de Relações Institucionais e com Investidores da RaiaDrogasil
Cliente. “Assim como qualquer grande empresa, só existimos por causa dos clientes. Todas as respostas que buscamos e todas as estratégias desenvolvidas na RD – como a Nova Farmácia, o marketplace e a plataforma de saúde – vêm das necessidades indicadas por eles”
Geraldo Monteiro, diretor executivo da Rede Integração Farma
Superação. “Vivemos um 2022 de barreiras por conta da ruptura de medicamentos. Mas acredito em um 2023 mais favorável, estimulado pelo incentivo ao Farmácia Popular e outros programas de saúde pública.
O atacado, em particular, espera enxergar novos canais de distribuição e intensificar a aposta em tecnologia para abraçar as oportunidades”
Ivan Coimbra, diretor executivo da Abradilan
Execução. “Os desafios de competitividade, de margem e os riscos das escolhas serão vencidos a partir da assertividade das empresas na execução da operação”
Jair Beloube, administrador do Grupo Total
Resiliência. “Por maiores que sejam os contratempos, por mais agressivos que seja a concorrência, temos que manter força e resistência para aguentar as pancadas. Sempre poderemos retomar o ciclo de evolução se mantivermos a capacidade de execução e o comprometimento”
Jonas Laurindvicius, CEO do Grupo DPSP
Cuidado. “A farmácia é, hoje, muito mais do que um local para a venda de medicamentos. A pandemia nos fez ficar ainda mais atentos aos anseios dos clientes, e com isso participou atender de forma ágil e acertada as necessidades de saúde da população.
Investimos em projetos de expansão e digitalização dos serviços, estabelecendo nossas lojas como pontos de saúde e bem-estar. Seja na loja física, no aplicativo, no e-commerce ou nas vendas por telefone, queremos estar cada vez mais presentes na vida das pessoas com um atendimento humanizado, cada vez mais importante nesse setor”
Julio Mottin Neto, CEO do Grupo Panvel
Consistência. “O foco é seguir com nosso movimento de expansão, ampliando a força da operação e agregando cada vez mais valor à jornada física e digital dos clientes”
Nelson Mussolini, presidente executivo do Sindusfarma
Desafios. “A indústria farmacêutica vive um ciclo de expansão, mas a pressão sobre os custos aumenta na mesma medida. Fabricamos em toneladas para vender em miligramas. Mas acredito em múltiplas oportunidades para o setor, por meio de movimentações relevantes nos portfólios e segmentos como os genéricos”
Nilson Ribeiro, presidente executivo da Abrafad
Confiança. “O poder de compra do consumidor tende a crescer neste ano, a partir do aumento real do salário mínimo, da queda no nível de desemprego e do incentivo a programas sociais como o Bolsa-Família. Existem riscos, como o reajuste de impostos estaduais, a falta de medicamentos e a desvalorização cambial. Mas podemos e devemos confiar em um futuro promissor”
Paulo Henrique Ribeiro, CEO da Soma Drogarias
Desafio. “O pós-pandemia traz consigo uma volta de tendências como a expansão das grandes redes, a migração do consumo para os grandes centros e a guerra de preços. Ter menores custo e faturamento baixo inviabiliza o negócio. Manter alto custo com faturamento médio é alto risco. Mais do que nunca, ter suporte para uma boa gestão, acesso às informações de mercado e estratégias assertivas serão necessárias para a farmácia crescer”
Paulo Maia, presidente executivo da ABRADIMEX
Evolution. “Esperamos que o mercado de especialidades continue em ascensão, com as distribuidoras comprovando sua competência e crescente proteção para a cadeia de medicamentos”
Reginaldo Arcuri, presidente do Grupo FarmaBrasil
Estratégia. “Os laboratórios farmacêuticos nacionais devem mirar cada vez mais os investimentos em pesquisa como meio para crescer de forma sustentável. Ao mesmo tempo, precisamos estar unidos em prol da modernização das regulações sanitárias e de temas como a propriedade intelectual”
Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma
Protagonismo. “A pandemia ajudou a confirmar a importância do farmacêutico como canal de atenção primária à população. Cabe às empresas assimilar a sua religião e investir em uma farmácia ainda mais amigável aos brasileiros, com disciplina para reduzir fricções, ampliar a presença digital e integrar processos com outros atores do setor. A Abrafarma continuou como protagonista nas pautas de interesse do consumidor e da saúde do nosso país”
Thiago Meirelles, presidente executivo da PróGenéricos
Acesso. “Os últimos anos foram de busca. Busca por saúde, vacinas, medicamentos, busca por sair de uma pandemia e voltar a ter vida normal. Agora, 2023 será o ano do acesso a uma saúde de excelência, a oportunidades de cura, a conquistas e à qualidade de vida. E os genéricos e biossimilares terão papel fundamental nesse contexto”
Vilson Schvartzman, vice-presidente de distribuição e operações da Viveo
Inovação. “O mercado de saúde está cada vez mais exigente e não aceita mais o modelo tradicional de distribuição. A inovação será obrigatória para agregar valor ao serviço oferecido, permitindo à cadeia maior eficiência operacional e gestão de custos. Cabe a nós estarmos lado a lado com a indústria e os clientes para trazer a sustentabilidade estrutural de que o setor necessita”.
Walter da Silva Jorge João, presidente do Conselho Federal de Farmácia
Valorização. “Estamos empenhados em garantir uma remuneração mais digna para todos os farmacêuticos brasileiros. Essa luta teve início quando visitamos todos os gabinetes da Câmara dos Deputados por apoio ao PL 1559/2021, para garantir a valorização profissional que merecemos”.
Dermaclub: no clube de benefícios focados em dermocosméticos, cada R$ 1 em compras das marcas participantes o consumidor ganha 10 pontos que podem ser convertidos em novos itens. Além disso, há reduções para os membros. Farmácias das redes Raia, Pague Menos, Pacheco, Venâncio e Drogasmil são conveniadas tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas.
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