A valorização do farmacêutico no combate à pandemia
18 de janeiro de 2021A Covid-19 ressaltou a relevância do farmacêutico não apenas no combate à pandemia, como também na consolidação da farmácia como um centro de saúde aos olhos da sociedade.
“Estamos passando por um período muito difícil, mas que valorizou o profissional farmacêutico. Nunca se discutiu tanto sobre a questão da importância do medicamento, da adesão ao tratamento, da manutenção periódica de exames preventivos, da vacinação, e tudo isso ocorrendo dentro da farmácia”, comenta Marcos Machado, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP).
Preparo e transformação
Mas o que pensam os gestores do varejo farmacêutico? Marcelo Cançado, diretor-administrativo da Rede Drogal, enaltece a qualificação dos times de atendimento. “Foi um dos únicos setores a ficar aberto por ser considerado essencial e a atuação do farmacêutico teve uma relevância muito alta para orientar e acalmar a população. O preparo da equipe fez toda a diferença”, afirma.
Para Cristiane Macêdo Feijó, coordenadora farmacêutica das Farmácias Pague Menos, o papel do profissional se transformou em decorrência das necessidades da população e da saúde pública. “A farmácia ganhou evidência como o primeiro ponto de contato do paciente para esclarecimentos sobre cuidados e a compra de produtos e serviços. Na linha de frente, os profissionais demonstraram capacidade de acolhimento, empenho e coragem”, acredita.
Para ela, a pandemia desenvolveu a classe farmacêutica em todas as áreas de atuação, especialmente na área regulatória e nas normas sanitárias. “Dessa forma, a sociedade redescobriu a importância do farmacêutico na saúde pública”, reitera.
Desafios da profissão para 2021
“Provamos ser capazes de executar com segurança e maestria uma série de atividades, mas que precisam ser reguladas de forma definitiva, inteligente e não restritiva. Entre elas, o rastreamento em saúde, testes rápidos, vacinas, aplicação de injetáveis e consultas de telessaúde. São serviços que dão um novo significado à carreira e ajudam os farmacêuticos a melhorar sua remuneração e patamar profissional”, pontua Cristiane. “O grande desafio a partir de agora é consolidar todas essas conquistas. Quero parabenizar todos os farmacêuticos do país pela atuação brilhante nesse momento tão delicado que o mundo está passando”, finaliza Marcos Machado.
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/um-passo-a-passo-para-revisar-a-medicacao-em-idosos/
Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.
Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.
Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.