Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

Anvisa revoga proibição sobre a losartana

13 de julho de 2022
Fonte: Jornal Valor Econômica – SP

Novos dados mostraram que impureza identificada em anti-hipertensivo não tem a toxicidade inicialmente identificada

Por Rafael Rosas — Do Rio 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publica hoje no Diário Oficial resoluções que revogam o recolhimento, a interdição e a proibição da comercialização de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana.

Em nota, a agência explicou que as resoluções foram motivadas pelo recebimento, no dia 7 de julho, de novos dados científicos referentes à impureza “azido”, detectada no princípio ativo losartana.

Os documentos foram recebidos no âmbito do acordo de confidencialidade firmado com a European Medicines Agency (EMA), após divulgação pelo Coordination Group for Mutual Recognition and Decentralised Procedures - Human (CMDh), órgão vinculado à EMA, de novas informações sobre a impureza na losartana. “Todo processo de recolhimento de qualquer produto ou substância é feito com foco na segurança dos pacientes.

Por isso, após a publicação de uma medida preventiva, a Anvisa continua buscando informações e mantém uma avaliação constante da situação. No caso da losartana, após a análise dos novos dados, foi possível reverter a decisão”, diz a nota da Anvisa, frisando que novos testes demonstraram que a “azido” - que pode surgir durante a fabricação da losartana - não possui a toxicidade inicialmente identificada.

Para o presidente-executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), Nelson Mussolini, “mais uma vez prevaleceu a ciência”.

“Os novos testes realizados pelas autoridades sanitárias internacionais constataram que as impurezas inicialmente detectadas não causam danos à saúde dos consumidores e a Anvisa retirou a determinação de recolhimento desse importante fármaco.

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.