Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

Cinco decisões do canal farma sobre testes rápidos

18 de maio de 2020

Testes rápidos - Webinar realizada nesta quarta-feira, 13 de maio, pelo portal de informações jurídicas Jota discutiu o cenário de diagnósticos da Covid-19 no Brasil. Executivos e dirigentes do setor elencaram cinco decisões que permitirão ao mercado farmacêutico reforçar seu protagonismo no combate à pandemia.

1 - Velocidade do processo decisório da Anvisa

Para Leandro Rodrigues Pereira,gerente geral da área de Tecnologia de Produtos para Saúde (GGTPS) da Anvisa, a RDC nº 348/2020 trouxe uma série de simplificações para a realização de testes de diagnóstico da Covid-19 e com isso conseguiu ampliar, e muito, a quantidade de empresas para poder pedir processos de registro. “Hoje já existem 326 protocolos de pedidos de regularização de testes para o novo coronavírus, sendo 75 já aprovados e um pouco mais de 40 reprovados”, afirma. Segundo o executivo, a análise desses processos tem sido muito célere, levando em torno de 15 dias. A título de comparação, a FDA tem 68 aprovações.

2 - Mapeamento epidemiológico da doença

No caso da Covid-19, os testes rápidos têm uma função essencial por permitirem o mapeamento epidemiológico da doença e a testagem de anticorpos. “Não temos condições de fazer testagem em massa com outra metodologia. E isso traz à tona a necessidade de desenhar protocolos de qualidade da origem do teste. O que se busca é que, de cada 100 pacientes examinados, 90 tenham confirmada a presença de anticorpos”, ressalta Paula Távora, sócia-fundadora da I9med.

3 - Capilaridade e protocolos adequados

De acordo com Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, a farmácia já está pronta e preparada para a realização de testes rápidos da Covid-19. As 8.200 lojas que integram as redes associadas à Abrafarma contabilizam 26 mil farmacêuticos capacitados para esse serviço. “Temos 200 unidades com testes já disponíveis e com nível entre 4% e 12% de resultados positivos. A quantidade de farmácias participantes pode aumentar desde que haja disponibilidade de mais testes, com aceleração das importações”, afirma.

4 - Sistema de avaliação dos testes rápidos

Em conjunto com a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas e a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) organizou um programa de avaliação da qualidade dos kits de testagem do novo coronavírus. O estudo está a cargo de oito laboratórios, de forma voluntária.

“A análise permitirá apresentar uma lista de referência, informando qual o teste mais apropriado para cada finalidade e sua eficácia de acordo com o período da infecção”, explica Carlos Gouvêa, presidente executivo da CBDL. O projeto está no site www.testesdecovid19.org e já garantiu a avaliação de 28 testes. “De modo geral, os resultados têm sido muito satisfatórios. O mais importante é que essas informações voltem para o Ministério da Saúde a fim de que se possa determinar a prevalência da doença, níveis de velocidade da transmissão e a reposta necessária para lidar com ações específicas”, ressalta o executivo.

5 - Riscos de contaminação

Os farmacêuticos estão na linha de frente da batalha contra a Covid-19 e o receio de contaminação é o mesmo de qualquer outro profissional de saúde. “O que é preciso fazer como forma de prevenção é criar uma estrutura adequada e aplicar protocolos de atendimento, com o uso de EPIs, e de limpeza e desinfecção das salas. Já temos profissionais contaminados como qualquer outro estabelecimento de saúde, com índice de absenteísmo entre 10% a 12%”, finaliza o CEO da Abrafarma.

Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/neo-quimica-tem-apoio-psicologico-gratuito-para-equipes-de-farmacias/

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.