Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

Cinco passos para garantir o sucesso da vacinação em farmácias

06 de julho de 2020

Farmácias - Em tempos de Covid-19, o varejo farmacêutico ganhou relevância como polo de imunização, desafogando a rede pública e evitando a redução da cobertura vacinal. Mas como consolidar e rentabilizar essa operação na sala clínica? O consultor Jauri Siqueira Júnior, especialista em gestão estratégica de farmácias, indica dez passos fundamentais.

1) Pré-análise visão 360°

Analise a comunidade que será atendida. Avalie dados como o perfil econômico, epidemiológico e sanitário, o que pode dar uma noção das demandas dos potenciais clientes. Conheça os tipos de empreendimentos e negócios locais da região onde está situado o estabelecimento. As informações coletadas podem nortear decisões como o tipo de vacina disponibilizada e previsão de estoque.

2) Análise legislativa e sanitária

Além da RDC 197 da Anvisa, é fundamental conhecer também as resoluções do Conselho Federal de Farmácia (CFF), em especial as de número 585 (2013) e 654 (2018), com diretrizes para atribuições clínicas do farmacêutico e para a prestação do serviço. Para a implementação dos requisitos necessários para o Gerenciamento dos Resíduos, utilize como referência a RDC 222 da Anvisa.

3) Equipe capacitada e treinada

Além da habilitação dos farmacêuticos, a fração não farmacêutica da equipe deve ser capacitada sobre o tema e engajada ao mesmo. Não se pode esperar grandes resultados se somente parte dos profissionais estiver mobilizada.

4) Mix de vacinas

Com uma pré-análise econômica, sanitária e epidemiológica do local onde esse serviço será prestado, você terá informações importantes para compor o mix e o estoque das vacinas que deverá estar à disposição. Logicamente, esse número é adaptável de acordo com a demanda e oportunidades existentes. A gestão desse estoque deve ser cirúrgica, já que muitas vacinas têm validade e estabilidade curtas.

5) Relacionamento e marketing

Todo e qualquer serviço farmacêutico requer um belo e efetivo plano de divulgação. Mesmo que saibamos que se trata de um serviço de enorme relevância sanitária e com demanda natural, ele ainda é desconhecido por muitos e encontra resistência por parte da população brasileira. A ocorrência de surtos recentes (em especial, sarampo e febre amarela) é prova disso. Os movimentos anti-vacina também são grande fonte de preocupação pois disseminam mensagens sem fundamento científico, errôneas e consequentemente, medo e resistência pela população. Nós, farmacêuticos, somos educadores em saúde, devemos solucionar as dúvidas existentes, eliminar os mitos e motivar os pacientes a partir de informações confiáveis.

Confira aqui o artigo na íntegraClique aqui para baixar o manual do programa Assistência Farmacêutica Avançada sobre imunização nas farmácias

Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/caminhos-para-transformar-o-varejo-farmaceutico/

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.