Como avaliar a dependência de um fumante?
19 de outubro de 2020Fumante - O chamado teste de fagerström pode ser precioso para pacientes que buscam se livrar do tabagismo, ao mensurar o grau de dependência na nicotina e diferenciar um fumante controlado do inveterado.
Imagine um homem de 35 anos, que ficou sabendo do programa Parar de Fumar e procurou a farmácia. Ao passar pelo teste enquanto é atendido na sala de serviços, ele relata que:
- Fuma, em média, um maço de cigarros por dia, correspondente a 20 cigarros, marcando 1 ponto na questão 1
- Fuma o primeiro cigarro do dia 15 minutos depois de acordar, marcando dois pontos na questão 2
- Fuma mais frequentemente nas primeiras horas do dia, marcando 1 ponto na questão 3
- Que acha que o primeiro cigarro do dia é o mais importante do que os outros, marcando também 1 ponto na questão 4
- Que consegue ficar sem fumar quando está doente
- Que não tem problema em se manter abstêmico em lugares públicos, como restaurantes e eventos sociais
Dessa forma, nas questões 5 e 6 ele não pontua. Portanto, o score total do paciente foi de 5 pontos, o que indica uma dependência moderada.
Com esse resultado, o farmacêutico pode esperar que esse paciente responda bem ao tratamento de terapia de reposição de nicotina. Também é esperado que ele não desenvolva sintomas de abstinência tão graves como em pacientes com dependência alta ou muito alta.
Confira o vídeo aqui
veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/o-farmaceutico-e-a-orientacao-na-dispensacao-de-contraceptivos/
Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.
Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.
Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.