Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

Como manter o acompanhamento de pacientes crônicos com isolamento social?

13 de abril de 2020

As farmácias desempenham um papel vital no fornecimento de medicamentos e serviços de orientação clínica para os pacientes crônicos. Mas como assegurar o devido acompanhamento desses pacientes a distância, em tempos que exigem isolamento social?

Em Minas Gerais, a Drogaria Araujo  tem investido na capacitação de seus mais de 450 farmacêuticos para atuar junto a esse público, por meio dos guias de orientação da Abrafarma  e do curso de enfrentamento ao coronavírus do Clinicarx. “Criamos um comitê de crise em cooperação com os farmacêuticos, para garantir excelência no atendimento à população e o devido preparo dos profissionais nesse contexto”, explica Cristiana Araujo, diretora de gestão de risco corporativo da Drogaria Araujo.

A monitoria remota dos pacientes crônicos atendidos é viabilizada pelo Serviço Farmacêutico Araujo. “Nosso trabalho nesse momento vai muito além das recomendações clínicas e medicamentosas. Os farmacêuticos precisam também acalentar e dar conforto aos clientes nesse momento”, complementa.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, inclusive, recomenda que qualquer serviço que não exija o atendimento presencial na farmácia seja feito remotamente, com orientação de um profissional por meio de ferramentas como chats ou vídeos.

Confira mais algumas dicas:

  • Interrompa o uso de revistas e outros itens compartilhados nas áreas de espera das salas clínicas e verifique se a área é limpa regularmente
  • Utilize sinais para pedir aos clientes com sintomas respiratórios que aguardem sua consulta em uma parte específica da loja
  • Promova o distanciamento social, desviando o maior número possível de clientes para atendimento fora da loja ou entrega em domicílio, sempre que possível
  • Inclua mensagens de texto ou de telefone automatizadas, recomendando que clientes doentes fiquem em casa, solicitem entregas em domicílio ou enviem um membro da família ou um amigo para buscar seu medicamento

Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/como-aproveitar-a-tecnologia-em-prol-dos-servicos-clinicos/

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.