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Como manter o atendimento a pacientes com medo da Covid-19?

22 de maio de 2020

A Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista trouxe à tona uma estatística perigosa. Segundo a entidade, o volume de pacientes com doenças do coração atendidos por estabelecimentos de saúde, incluindo farmácias, caiu 50%. E a principal justificativa é o medo de sair de casa e ficar mais exposto à pandemia da Covid-19.

Nesse contexto, o varejo farmacêutico ganha relevância e, com algumas medidas simples, pode fazer sua parte no estímulo à adesão ao tratamento.

Divulgue um número de telefone

Um número para onde as pessoas possam ligar, se quiseram falar com o farmacêutico. Se possível, ofereça atendimentos remotos também por vídeo, utilizando serviços gratuitos como Skype, Google Hangouts ou mesmo WhatsApp.

Realize atendimentos presenciais

Faça atendimentos presenciais apenas a pessoas que necessitam de procedimentos específicos que não podem esperar, como aplicação de injetáveis, vacinações, procedimentos de exame físico e testes rápidos. Siga os protocolos de higiene e biossegurança.

Trabalhe com horários agendados

A fim de evitar aglomerações, fixe horários para atendimentos de pacientes idosos ou de grupos de risco, reduzindo o número de pessoas que ficam ao mesmo tempo na farmácia. Atenda apenas uma pessoa por vez.

Divulgue ações nas redes sociais

Divulgue as mudanças, incentive as pessoas a continuarem cuidando de seus problemas crônicos de saúde e a manterem seus tratamentos. Toda ida ao hospital que puder ser evitada, deve ser evitada.

Trabalhe a dispensação programada

Pacientes que utilizam vários remédios não podem parar a medicação. Cadastre esses pacientes e combine a melhor data para busca ou envio da medicação, de modo que não parem o tratamento. Uma interrupção abrupta pode causar crise hipertensiva ou hiperglicêmica, por exemplo.

Maneje problemas menores de saúde

Mais do que nunca, pessoas com sintomas de baixa gravidade devem evitar o serviço médico, seja em hospitais ou unidades de saúde. Farmacêuticos podem atender esses casos, recomendando com segurança tratamentos para os sintomas, com medicamentos e produtos isentos de receita, e encaminhando casos mais graves para profissionais da área médica.

Divulgue na sua comunidade

Utilize carros de som, panfletos ou outros meios para divulgar os serviços que sua farmácia está prestando durante a epidemia. Mais do que nunca, você deve ir até os pacientes, uma vez que eles não estão vindo até você.

Fonte: Clinicarx

Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/farmaceuticos-ganham-o-apoio-da-danone-nutricia-durante-a-pandemia/

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