Como o atendimento personalizado contribui para a adesão ao tratamento
05 de outubro de 2020Atendimento - A pandemia da Covid-19 nos Estados Unidos acentuou, ainda mais, a gravidade das desigualdades sociais e os desafios relacionados à saúde. Em resposta, os farmacêuticos estão encontrando novas formas para auxiliar na adesão ao tratamento.
De acordo com Craig Ford, vice-presidente sênior de vendas de farmácias da consultoria LexisNexis Risk Solutions Healthcare, um exemplo específico são as estratégias bem-sucedidas adotadas pelas farmácias independentes que podem ser aproveitadas pelas grandes redes, desde que habilitadas pelas ferramentas certas. “Trata-se de uma abordagem denominada “high-touch”, baseada no atendimento personalizado para cada paciente”, comenta.
Os melhores resultados no tratamento ocorrem em função de uma compreensão mais profunda das necessidades do paciente, e não apenas da dor ou incômodo que ele está sentindo no instante em que é atendido. A construção de relacionamentos com os pacientes se desenvolve em meio a breves discussões sobre suas condições, modo de vida e seus desafios.
Determinantes sociais de saúde
Os cuidados clínicos, por si só, têm um efeito muito limitado na saúde geral da população. Isso acontece por uma razão simples. Até 80% da nossa saúde é afetada por fatores externos ao sistema de saúde tradicional, entre os quais habitação, transporte público, educação, alimentação e nutrição, apoio social e interação humana e segurança pública.
Os farmacêuticos podem estimular sua rede a atribuir pontuações aos pacientes com base nesses aspectos socioeconômicos, especialmente àqueles com maior propensão a não seguir os protocolos de medicação. “Com isso, os profissionais de saúde poderão fazer perguntas mais adequadas e obter informações adicionais sobre o real estado clínico do cliente”, alerta Ford. “Por meio de um aconselhamento sobre dieta ou sobre alguma situação do cotidiano do paciente, o farmacêutico tem uma oportunidade real de identificar soluções que melhoram as taxas de adesão”, complementa.
Ao eliminar barreiras e estabelecer um plano de ação personalizado para o gerenciamento de pacientes, as comunidades terão um tratamento aprimorado e vidas mais saudáveis.
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/confira-o-nome-e-a-classificacao-das-vitaminas/
Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.
Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.
Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.