Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

Dez tecnologias que estão ao alcance das farmácias

20 de julho de 2020

Tecnologias - A tecnologia avança a passos largos, mas o varejo farmacêutico vem conseguindo acompanhar essa onda ou ainda acredita que se trata um investimento alto? Aqui vão algumas dicas de ferramentas para otimizar o desempenho das farmácias de forma simples e a custos acessíveis.

1 - Dispositivos de monitoramento

Com foco na melhoria da experiência do cliente, os dispositivos para monitorar os hábitos de compra, assim como os programas de fidelidade ajudam a criar a imagem digital do consumidor e passar a disponibilizar ofertas personalizadas.

2 - Aplicativos de saúde

O uso de aplicativos que armazenam dados de saúde do paciente permite formar uma linha do tempo sobre a condição clínica do usuário. As farmácias reúnem os requisitos mais favoráveis de capturar esses dados e dividi-los com o médico, o que contribui para a adesão ao tratamento e redução da sinistralidade.

3 - Telemedicina

Regulamentada provisoriamente na pandemia da Covid-19, a consulta médica a distância dentro da farmácia já é uma realidade e tende a ter uma continuidade no pós-pandemia.

4 - Marketplace de medicamento

O consumidor compra um produto no marketplace de uma grande rede, mas a venda é realizada por uma farmácia independente próxima ao endereço do comprador. De uma eventual concorrente, a empresa pequena passa a atuar como uma espécie de minicentro de distribuição para as grandes.

5 - Entrega por apps de entrega de comida

No Brasil, o comércio online de medicamentos é muito baixo não por uma barreira cultural do cliente. Muitas vezes, as empresas não encontram quem entregue. O que revolucionará e sustentará esse mercado será a malha logística dos aplicativos de delivery de comida.

6 - Assinatura digital

Algumas redes já trabalham com uma central de assinaturas, pela qual o cliente tem o conforto de comprar uma única vez seus produtos recorrentes e receber por vários meses, com a garantia do menor preço.

7- Compra via WhatsApp

O consumidor poderá confirmar o pedido e fazer assinatura pelo aplicativo de mensagens com mais agilidade do que se tivesse de baixar plataformas próprias das farmácias. Ele tem acesso a uma base gigante de produtos e, no caso de alguma dúvida mais complexa, seria direcionado para um farmacêutico.

8 - Softwares de administração 

Esses softwares auxiliam no controle de investimentos e retornos com gestão de estoque para aferir a quantidade de produtos disponíveis. Além disso, é possível criar um banco de dados dos clientes, guardando informações relevantes sobre cada consumidor que podem ser importantes no desenvolvimento de estratégias futuras.

9 - Plataformas de comunicação

A comunicação é um ponto essencial para que uma companhia se destaque em seu mercado de atuação. Assim, surgiram estratégias de aproximação com os clientes que possibilitaram a melhoria no relacionamento entre farmácia e consumidor. As marcas podem utilizar plataformas como:

  • Aplicativos de mensagens instantâneas para enviar lembretes, avisos ou felicitações em datas comemorativas
  • Redes sociais com o intuito de desenvolver publicações institucionais e informativas, promovendo o engajamento dos seus seguidores
  • E-mails marketing para compartilhar conteúdos mais aprofundados e do interesse direto do destinatário

10 - Ferramentas de pesquisa 

Algumas novas tecnologias em farmácia permitem que as empresas estudem, junto a seus clientes, quais são as suas principais necessidades e como a companhia pode suprir esse desejo com o desenvolvimento de novos produtos. Essa descoberta pode ser realizada por meio de pesquisas digitais ou cadastros em bancos de dados, integrados com as plataformas de gestão.

Fonte: Geofusion e Fernando Ferreira

Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/clubes-de-beneficios-podem-ser-um-upgrade-para-programas-de-fidelidade/

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.