Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

Farmacêuticos ganham autonomia para aplicar vacinas nos EUA

27 de janeiro de 2020

Vacinas - O poder público vem atuando intensamente para valorizar a importância das farmácias na cobertura vacinal nos Estados Unidos. Atualmente, 27 estados já estão aptos a vacinar pessoas de todas as idades e mais dois decidiram seguir o mesmo caminho.

É o caso de Wisconsin, cujo governo aprovou um projeto de lei que autoriza farmacêuticos a imunizar pacientes de qualquer idade, mediante prescrição médica. Hoje, o limite máximo é de 17 anos. Estudantes de farmácia ganharam aval para promover imunizações, desde que tenham supervisão direta de um profissional. A Carolina do Sul também analisa a implementação de uma lei similar.

Embora haja avanços na esfera estadual, líderes de entidades setoriais avaliam que há muitos progressos a serem alcançados. De acordo com um relatório divulgado pela Aliança Nacional das Associações Estaduais de Farmácias (NCPA), mesmo a imunização em pacientes adultos – que já é permitida em 48 estados – é limitada a alguns tipos de vacinas.

Para mudar essa realidade, a Associação Americana de Farmacêuticos defende autoridade plena para os farmacêuticos fornecerem todas as vacinas aprovadas pela Food and Drug Administration (FDA). Já a National Association of Chain Drug Stores (NACDS) está engajada em um projeto para padronizar a regulamentação sobre as imunizações em farmácias, sem diferenciação por estado. Fonte: Drug Topics. Leia a reportagem original aqui.

Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/como-garantir-excelencia-a-gestao-das-salas-clinicas/

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.