Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

O que significa o ‘uso contínuo’ nas prescrições?

09 de outubro de 2020

O termo ‘uso contínuo’ significa que o medicamento deve ser utilizado continuamente durante o tempo em que durar o tratamento. Mas cuidado, farmacêutico! Esse termo, sozinho, não define a quantidade de remédio a ser fornecida tampouco o tempo do tratamento.

A duração do tratamento pode estar descrita no próprio receituário ou por protocolos institucionalizados nos serviços de saúde, como nos diversos níveis de atenção e complexidade do SUS e nos serviços de saúde suplementar. Mas deve haver um tempo definido para a farmacoterapia prescrita. 

O termo ‘uso contínuo’ é importante para o farmacêutico, pois reforça a necessidade de orientação farmacêutica específica sobre como proceder em caso de esquecimento da administração da dose. Para assegurar o sucesso dessa estratégia, recomendam-se três medidas.

  1. Contatar o prescritor para esclarecimentos e registrar o contato, a decisão técnica que norteou a dispensação, a identificação do profissional e a assinatura. Importante entregar uma via ao paciente
  1. Na impossibilidade desse contato, o farmacêutico pode tomar uma decisão mais conservadora, dispensando o produto comercial com a menor quantidade de doses (para que o paciente não fique sem o início ou continuidade do tratamento)
  1. É necessário registrar a decisão e seus fundamentos no verso do receituário, e orientar o paciente sobre retorno ao prescritor para obtenção de novo receituário

Esses registros também podem ser realizados na Declaração de Serviços Farmacêuticos, em prescrição farmacêutica ou em uma plataforma eletrônica, no caso das receitas digitais.

Fonte: CRF-RS, com base nas regras vigentes naRDC nº 405/2018, RDC nº 357/2018, Portaria SVS/MS 344/1998, RDC nº 20/2011 e Portaria SES/RS nº 208/2020.

Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/como-fazer-uma-boa-consulta-de-revisao-de-medicacao-2

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.