Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

Plataforma digital já está à disposição dos farmacêuticos no portal do CRF-SP

21 de outubro de 2019

Os farmacêuticos de São Paulo já têm acesso à plataforma digital de prescrições médicas eletrônicas, disponibilizada no portal do CRF-SP. O objetivo é facilitar o entendimento no ato da dispensação, conferindo mais segurança tanto ao farmacêutico como ao profissional prescritor, mas, sobretudo, ao paciente que faz uso de medicamentos.

Por meio do sistema, é possível acessar receitas emitidas por médicos de forma eletrônica e assinadas por certificado digital, por qualquer sistema ou plataforma, criando um modelo padrão de recebimento.

“A prescrição eletrônica, apesar de ainda estar em fase embrionária, tende a modificar o perfil e o panorama da atuação farmacêutica nas farmácias e drogarias do estado. Receber prescrição ilegível é uma coisa que existe desde o século passado, mas que ainda ninguém consegue corrigir e apesar das legislações, do código de ética médica, a dificuldade ainda é muito grande”, afirma Marcos Machado, presidente do CRF-SP. Segundo Machado, com a prescrição eletrônica o farmacêutico não corre o risco de não entender o que está escrito e aviar a receita de uma forma errada. “Trata-se de uma iniciativa desta gestão da entidade, de trazer a prescrição eletrônica como forma de ajudar nossos profissionais e acabar com esse negócio, que chega até a ser ridículo, de receber uma receita médica que ninguém entende o que está escrito”, finaliza.

Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/como-evitar-confusao-com-nomes-de-medicamentos-parecidos/

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.