Qual a diferença entre remédio e medicamento?
23 de outubro de 2020Remédio -No dia a dia, é muito comum notar pessoas ou meios de comunicação utilizando a palavra remédio como sinônimo de medicamento. No entanto, elas não significam a mesma coisa e podem confundir até os profissionais farmacêuticos. Fique atento às diferenças para orientar corretamente os clientes na farmácia.
Remédio
A ideia de remédio está associada a todo e qualquer tipo de cuidado utilizado para curar ou aliviar doenças, sintomas, desconforto e mal-estar. Alguns exemplos são:
- Banho quente ou massagem para diminuir as tensões
- Chazinho caseiro e repouso em caso de resfriado
- Hábitos alimentares saudáveis e prática de atividades físicas para evitar o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis
- Medicamentos para curar doenças
Medicamentos
Já os medicamentos são substâncias ou preparações elaboradas em farmácias (medicamentos manipulados) ou indústrias (medicamentos industriais), que devem seguir determinações legais de segurança, eficácia e qualidade.
Um preparado caseiro com plantas medicinais pode ser um remédio, mas ainda não é um medicamento. Para isso, deve atender a uma série de exigências do Ministério da Saúde, visando a garantir a segurança dos consumidores.
Lembre-se sempre de que todo medicamento é um remédio, mas nem todo remédio é um medicamento.
Fonte: Cartilha O que devemos saber sobre medicamentos/ Anvisa
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/tres-etapas-sobre-a-atuacao-do-farmaceutico-na-dispensacao-de-cannabis/
Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.
Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.
Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.