Qual o serviço farmacêutico mais rentável?
03 de março de 2020Os serviços farmacêuticos são bons para os negócios, beneficiam a população e colocam as farmácias no centro da saúde. Vários desses serviços tem sido implementados nas salas clínicas de todo país, pois representam um diferencial competitivo importante e uma nova fonte de receita para as empresas. E como saber qual o mais rentável?
Segundo levantamento realizado pela plataforma de serviços farmacêuticos Clinicarx, entre 2017 e 2019, analisando 525 mil atendimentos, o tíquete médio varia de R$ 3 a R$ 38, dependendo do tipo de procedimento realizado com o paciente. “De 13 serviços analisados, os quatro que apresentam maior tíquete médio são os testes laboratoriais remotos (TLR) ou point-of-care testing (POCT), seguidos da aplicação de vacinas, autotestes de perfil lipídico e serviços de controle do tabagismo”, afirma Cassyano Correr, coordenador do programa de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma.
Segundo ele, é importante frisar que, embora os serviços de vacinação e de TLR propiciem maior faturamento, eles também apresentam um custo mais alto, relacionados aos insumos (vacinas, tiras) e equipamentos. “Um modelo de sucesso para os serviços farmacêuticos é trabalhar um mix de serviços, incluindo um grande leque de opções, que vão desde os mais básicos até os mais avançados como a vacinação e os testes rápidos”, pontua.
Ainda segundo o levantamento, os serviços de avaliações de saúde (41,15%) e aplicação de medicamentos injetáveis (26,83%) são os mais frequentes em números de atendimentos. Há diferença na busca de serviços por faixa etária, com destaque para o controle de peso entre adultos jovens e vacinação em crianças.
Para Correr, os serviços farmacêuticos são uma fonte de "dinheiro novo” para as farmácias, com bom retorno sobre o investimento. Mas é importante trabalhar a adesão ao tratamento e a dispensação programada para os pacientes crônicos que compram medicamentos todos os meses, pois isso impacta diretamente nas vendas. “É fundamental trabalhar com o agendamento de retorno desses pacientes. Os serviços farmacêuticos são uma ferramenta de relacionamento, com o poder de gerar novas vendas e garantir o alcance das metas, mês após mês”, finaliza Correr.
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/surto-de-coronavirus-antecipa-campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe
Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.
Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.
Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.