Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

Resultado de testes norteia farmácias sobre seu papel na Covid-19

29 de junho de 2020

Há duas semanas, a Abrafarma deu início a um amplo estudo sobre os resultados de testes rápidos da Covid-19 realizados nas farmácias. Mais do que ajudar na identificação de casos e desafogar a rede de saúde pública, esse levantamento contribuirá para nortear as redes na realização de ações de conscientização junto a seus clientes.

“Semanalmente, publicaremos os indicadores atualizados, sempre a partir do dia 28 de abril, data de autorização do serviço pela Anvisa”, comenta Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma. O último estudo divulgado, com resultados até 21 de junho, revela que já foram aplicados 97.486 testes rápidos para detecção de anticorpos contra o coronavírus em 569 farmácias. Do total de pacientes, 14.501 (14,87%) testaram positivo, enquanto em 82.985 pessoas (85,13%) o resultado foi negativo.

“Em apenas 14 dias, entre 8 e 21 de junho, 50.385 pessoas se submeteram ao procedimento”, acrescenta Barreto. A pesquisa aponta ainda que 68% dos estabelecimentos mantêm o sistema de drive-thru para atender os pacientes, garantindo mais praticidade e segurança.

Dados por estado

São Paulo é o estado que mais realizou o procedimento. Ao todo, 29.517 pessoas foram testadas. O Amapá registrou o maior número de casos positivos: 38% dos 392 testes indicaram a contaminação pelo vírus. Mato Grosso do Sul apresenta o menor índice de pessoas que tiveram contato com o vírus – dos 210 testes, 203 apresentaram resultados negativos.

Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/de-estagiaria-a-gestora-em-apenas-quatro-anos/

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.