Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

Santo Remédio foca na jornada do paciente durante a pandemia

15 de junho de 2020

Pandemia - Um dos estados mais afetados pela Covid-19, o Amazonas contabilizou, até o último dia 9 de junho, 51.234 casos confirmados da doença, segundo o boletim epidemiológico consolidado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). E como a farmácia pode agregar valor em meio ao caos? A Drogaria Santo Remédio, rede pertencente ao Grupo Tapajós, realizou uma série de ações e campanhas de conscientização que refletiram diretamente em aumento de vendas e maior fidelização do cliente manauara.

“Tudo começa com a jornada do consumidor. Desde o início da pandemia buscamos entender como seria a pirâmide das necessidades de compra e ajustamos nossas ações naquele núcleo essencial de categorias que apresentavam maior taxa de crescimento nesse período”, explica Emanuele Rodrigues, diretora de marketing do Grupo Tapajós.

Lojas 24 horas

O primeiro passo foi garantir o abastecimento das lojas para evitar rupturas e adotar medidas de segurança, para que o consumidor pudesse continuar comprando nas lojas sem medo de contaminação. “Criamos a Campanha todos juntos contra o coronavírus, mostrando os cuidados que as pessoas deveriam adotar para evitar o risco de contágio”, diz Emanuele.

Segundo a executiva, após a veiculação da campanha, a rede observou um aumento explosivo nas vendas. “O número de entregas domiciliares quintuplicou e até a frequência nas lojas aumentou, o que nos motivou a ampliar a capilaridade das lojas 24 horas em várias regiões da cidade”, observa. Outra campanha encabeçada pela rede é a de doação de plasma.

Testes rápidos

Desde que implementou o serviço de teste rápido da Covid-19 em três lojas da rede em Manaus, a Santo Remédio realiza cerca de 20 atendimentos por dia por meio de agendamento online. A farmácia criou ainda um hotsite exclusivo para o serviço, pelo qual o cliente faz o cadastro e posteriormente o farmacêutico entra em contato, a fim de identificar se a pessoa tem ou não o perfil para a realização do teste. “No primeiro dia registramos 4 mil cadastros e desde então 44% dos testes deram positivo”, afirma Emanuele.

Foco em promoção

Outro ponto de destaque nas ações da Santo Remédio foi adotar estratégias para categorias que apresentavam baixo desempenho, como produtos fitness, dermocosméticos e fraldas infantis e geriátricas. “Percebemos que, nas redes sociais, os clientes sempre pleiteavam promoções desses itens e passamos a realizar ações promocionais nos últimos cinco dias do mês. Com isso tivemos um aumento de 30% nas vendas de fraldas”, ressalta Emanuele.

Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/percepcao-dos-brasileiros-50-sobre-o-consumo-pos-pandemia/

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.