Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

Se durmo pouco de segunda a sexta-feira, posso recuperar o atraso no fim de semana?

11 de novembro de 2022
Fonte: Jornal O Globo – RJ

Os especialistas afirmam que não. E para a saúde é fundamental dormir sete horas diárias.

Por María Elisa Calle Purón*, El País

Costumamos chamar de sono atrasado aquela falta de sono que se acumula, ou seja, quando você tem menos descanso do que deveria. A quantidade de horas na cama depende da sua idade, mas o recomendado é dormir no mínimo sete horas por dia — os mais novos dormem mais, enquanto os mais velhos, menos.

Se você dorme menos do que isso durante a semana, não vai compensar dormindo mais horas no fim de semana. O que acontece é que se você dorme tempo suficiente, todos os dias, o fato de um dia você dormir menos não é muito relevante. O contrário não é o mesmo: o sono atrasado não pode ser compensado com um único dia.

Se você acha que está dormindo menos de sete horas, tente descansar um pouco mais com o tempo. Se uma semana você trabalhou muito e dormiu um pouco menos, pode compensar na semana seguinte dormindo oito ou oito horas e meia. Você também não deve dormir mais do que isso, porque há chance de acordar mais cansado. Tentar compensar uma noite ruim de sono não funciona e também, a longo prazo, tem seu preço.

A falta de sono causa aumento do risco cardiovascular, uma alteração no metabolismo da glicose que causa aumento do risco de diabetes tipo 2 e aumento do risco de obesidade.

Há momentos em que adormecer é difícil, porque a pessoa está muito estressada, então a melatonina pode funcionar como indutor do sono se tomada uma hora antes de dormir. Mas isso não deve ser considerado uma solução para a falta de sono, somente se for um problema específico associado a picos de estresse, a melatonina pode ajudar. Em qualquer caso, recomendamos sempre consultar um médico antes de tomar qualquer tipo de medicação.

Há quem diga que dorme apenas três ou quatro horas. É possível que haja um caso, mas é difícil de acreditar. Eles também podem ser pessoas que certamente não dormem mais do que quatro ou cinco horas à noite, mas tiram uma soneca de duas horas durante o dia.

No final, eles dormiram suas seis ou sete horas, ou seja, um tempo muito mais próximo do recomendado, pois o ciclo de sono é de 24 horas. Existem pessoas que sofrem de insônia crônica, mas até para elas a falta de sono acaba cobrando seu preço.

A primeira recomendação que se faz, de qualquer forma, à pessoas com esses problemas é não dormir durante o dia, pois assim, é fácil ter uma boa noite de sono.

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.