Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

Setor vê WhatsApp na farmácia como melhor canal de vendas

31 de outubro de 2022
Fonte: Portal Panorama Farmacêutico

Nada de super aplicativos ou plataformas robustas de comércio digital. Para quase metade dos profissionais do setor, o WhatsApp na farmácia é o canal mais promissor para impulsionar as vendas online. É o que indicou a última enquete do Panorama Farmacêutico.

Dos assinantes do portal que manifestaram opinião, 48% apostam as fichas nessa plataforma. Somente 22% veem mais potencial nas plataformas de marketplace, enquanto 19% entendem que a rota para crescer no universo virtual passa pelos tradicionais portais de e-commerce. Os apps receberam apenas 11% das menções.

Mais de 130 milhões de contas formam o poderio do WhatsApp no Brasil, o que indica um grande mercado a ser explorado na visão de Anderson Tomaszewski, gerente de vendas da Oto, consultoria especializada em estratégias de CRM.

“Cerca de 83% dos consumidores usam o WhatsApp para comprar e o aumento dessa ferramenta está criando uma experiência personalizada, pois o cliente interage antes da decisão de compra. 90% do varejo brasileiro acontece na loja física porque há interação com o ser humano. E o WhatsApp fica no meio desta jornada, entre o físico e o online”, avalia.

Para Henrique de Campos Junior, pesquisador do Centro de Excelência em Varejo da FGV, o WhatsApp representa uma alternativa para farmácias com pouco fôlego para investimentos em transformação digital. “O PDV poderia orientar seu cliente sobre a utilização de produtos de higiene pessoal e beleza, por meio de uma live no Instagram, e usar o WhatsApp para reforçar a divulgação e “linkar” com alguma promoção, para retirada em loja”, exemplifica.

WhatsApp na farmácia potencializa varejo regional

O WhatsApp na farmácia vem contribuindo para elevar o patamar financeiro do varejo regional. Segundo a Pedbot, plataforma de chatbot para o setor, as empresas que aderiram à sua ferramenta conseguiram dobrar o faturamento médio anual.

“A farmácia pode atender simultaneamente uma diversidade de clientes com o mesmo número de WhatsApp, mandar mensagem para todos os clientes, controlar as vendas e até gerenciar a ruptura e falta de produtos.

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.