Tecnologia para mudar o olhar sobre o atendimento clínico
25 de novembro de 2019A farmácia e a saúde digital formam uma união inevitável. Foi esse o teor que o cardiologista Carlos Camargo, CEO da Brasil Telemedicina, deu à sua palestra durante o 1º Congresso de Clínicasda Abrafarma. “A relação do farmacêutico com a medicina e o médico é antiga. São dois profissionais que vão sempre caminhar juntos”, afirma. Segundo ele, nos próximos 15 anos o número de médicos no Brasil triplicará, saltando de 450 mil para 1,5 milhão, de acordo com estudo da revista da Associação Paulista de Medicina de julho/agosto de 2019.
Porém, isso não contribui para ampliar a cobertura de atendimento pelo país. Relatório da Demografia Médica do Brasil, de 2018, revela uma distribuição irregular desses profissionais, com a grande maioria concentrada na Região Sudeste e várias localidades desprovidas de assistência. “O problema médico do Brasil é geográfico e, o que é pior, há uma distorção ainda maior na distribuição de especialistas de referência. Os planos de carreira municipais isolam o médico”, argumenta.
E quando se fala do acesso à população, os dados são mais alarmantes: 70% da população brasileira não possui um plano de saúde, 13 milhões de pessoas são diagnosticadas com diabetes e 40% dos brasileiros convivem com, pelo menos, uma doença crônica. Segundo pesquisa do Conselho Federal de Farmácia (CFF) 77% automedicaram-se nos últimos seis meses, 25% utilizaram remédios sem prescrição pelo menos uma vez por semana e 22% disseram ter alguma dúvida, inclusive sobre medicamentos prescritos.
Diante desse cenário, o varejo pode ser determinante para suprir a carência de profissionais na atenção primária, em função de sua capilaridade. No Brasil existem 87.794 farmácias, ou seja, uma para cada 3 mil habitantes. “A distribuição dos estabelecimentos aproxima-se da demografia populacional”, ressalta Camargo.
A telemedicina, somada aos serviços já disponibilizados no canal farma, pode estimular o bem-estar de pacientes com apoio médico digital em tempo real. Essa é a proposta do Sala Médica, plataforma da Brasil Telemedicina para potencializar a farmácia clínica. “Com o sistema do Sala Médica, é realizada uma teletriagem envolvendo o paciente, o farmacêutico e o médico”, explica Camargo. A plataforma agrega mais serviços ao portfólio do varejo, aumenta a satisfação do cliente e sua fidelização.
A Sala Médica já está, inclusive, integrada ao Clinicarx, plataforma de serviços farmacêuticos utilizada pelas grandes redes do varejo e que permite a solicitação de consulta médica remota durante o atendimento do paciente.
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/como-aproveitar-ao-maximo-os-servicos-na-farmacia/
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