Três dicas para uma medição eficiente de pressão arterial
04 de janeiro de 2021Pressão arterial - O calor e a umidade do verão agravam os riscos de problemas cardiovasculares e ampliam a importância da medição da pressão arterial. E as farmácias representam um espaço de fácil acesso para a população nesse período. Mas será que os profissionais do varejo estão realizando os procedimentos adequados? Aqui vão algumas dicas preciosas para assegurar um atendimento 100% preciso.
1. Programa de visitas
A avaliação da pressão arterial (PA) deve ser feita em quatro visitas em dias diferentes, por quatro semanas consecutivas e preferencialmente no mesmo horário. Obtenha três medidas em cada visita, com intervalo de um minuto. A PA de cada dia é a média das duas últimas medidas, descartando-se a primeira. Ao final, some o resultado dos quatro dias e teremos o índice de pressão do paciente.
2. De olho no básico
Uma medida de pressão arterial confiável começa com um bom equipamento. Utilize apenas equipamentos de braço validados e calibrados. Outro aspecto importante e muitas vezes negligenciado é o tamanho do manguito. O manguito padrão dos equipamentos é adequado para pessoas com circunferência do braço entre 27 e 34 cm. Portanto, pacientes musculosos ou obesos necessitam de manguito maior e pessoas magras ou crianças de um manguito menor.
3. Posicionamento correto
Antes de iniciar a medida, o paciente precisa permanecer sentado, em repouso por cinco minutos. Ele deve ser instruído a permanecer em silêncio durante a medida. Certifique-se de que o cliente não está com a bexiga cheia, não praticou atividade física há pelo menos meia hora, não ingeriu bebida alcoólica, café ou alimentos e não fumou nos 30 minutos anteriores.
Orientações extras:
- O paciente deve permanecer sentado, com pés no chão descruzados e apoiados no chão. É importante também um encosto para as costas
- O braço deve ficar posicionado na altura do coração, apoiado, com a palma da mão para cima
- Observe se as roupas não estão garroteando o braço. Se sim, remover;
- Pacientes suspeitos de hipotensão ortostática (como pessoas com diabetes, em uso de anti-hipertensivos e aqueles com sintomas de pressão baixa), devem medir a pressão em pé, após três minutos da medida da pressão sentado
- Quando há impossibilidade de medir nos braços, medir nos membros inferiores.
Fontes: Clinicarx e Hilab
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/farmacias-ja-tem-plano-de-vacinacao-para-a-covid-19/
Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.
Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.
Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.