Um passo a passo para revisar a medicação em idosos
11 de janeiro de 2021Medicação - Em tempos de pandemia e distanciamento social, as farmácias assumiram um papel ainda mais preponderante na revisão medicamentosa dos pacientes idosos. Essa tarefa tem como foco principal a adesão, mas também pode indicar a necessidade de mudanças na terapia prescrita.
Entre as situações que podem ocorrer estão a necessidade de interrupção de medicamento prescrito para uma indicação que já não existe mais; substituição de um medicamento por um agente potencialmente mais seguro; mudanças na posologia ou adição de um novo medicamento.
“O ideal é que o farmacêutico solicite que o paciente idoso compareça à consulta munido de todos os medicamentos e prescrições utilizadas, no mínimo uma vez por ano, para efetuar a correta revisão de sua medicação. Em questões envolvendo medicamentos prescritos, promovemos o encaminhamento por escrito do paciente ao médico”, ressalta Cassyano Correr, coordenador do programa de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma.
Segundo ele, muitos medicamentos devem ser utilizados com precauções em idosos, devido a mudanças relacionadas à idade na farmacocinética, ou seja, absorção, distribuição, metabolismo e excreção. “A depuração do fármaco também pode ser diminuída, pela redução natural da função renal com a idade, mesmo na ausência de doença renal conhecida. Como exemplos, o volume de distribuição para o diazepam é aumentado, e a taxa de depuração de lítio é reduzida em idosos”.
A possibilidade de um evento adverso deve sempre ser considerada durante a avaliação de um indivíduo idoso. Qualquer novo sintoma deve ser investigado, considerando sua possível relação com o início de um novo medicamento. A mesma dose de um remédio pode gerar concentrações plasmáticas mais elevadas, em comparação com indivíduos mais jovens. “O avanço da idade também amplia a sensibilidade a benzodiazepínicos e opioides”, complementa.
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/tres-dicas-para-uma-medicao-eficiente-de-pressao-arterial/
Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.
Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.
Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.