O que fazer em casos de recall de medicamento?
02 de março de 2020Recall de medicamento? - Nos últimos meses, dois laboratórios Medley e Aché realizaram o recall de medicamentos à base de cloridrato de ranitidina, para tratamento de úlcera gástrica, que podem estar contaminados com N-nitrosodimetilamina (NDMA), substância de potencial cancerígeno. Em setembro de 2019, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a importação de ranitidina fabricada por um laboratório indiano por conta da detecção da mesma substância na composição.
A NDMA é uma molécula do grupo das
nitrosaminas. Segundo a Anvisa, elas são impurezas que, a longo prazo, podem
aumentar o risco de câncer.
A agência alertou em um comunicado que esta impureza pode ser formada em
laboratório durante a sintetização de alguns produtos à base de nitritos.
O Aché informou que o recolhimento dos medicamentos Label comprimidos, Label xarope e os genéricos de cloridrato de ranitidina foi protocolado na Anvisa em dezembro do ano passado. A farmacêutica reforçou que os pacientes com estes medicamentos devem entrar em contato com a central de atendimento no telefone 0800-701-6900 ou pelo e-mail [email protected].
Já a Medley faz o recolhimento voluntário de Ranitidina 150 mg e 300 mg (conforme imagem). A empresa recomendou que os pacientes entrem em contato com o SAC da empresa pelo telefone 0800 729 8000 de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Segundo o Procon, quem adquiriu o lote do medicamento deve mantê-lo em sua embalagem original, bem como não deve utilizá-lo. A farmacêutica deve proceder ao recolhimento do produto, substituindo-o ao consumidor ou ressarcindo os valores pagos. Na farmácia, o procedimento é retirar os produtos do ponto de venda e estoque, fazendo a correta segregação e posterior contato com o fabricante ou distribuidor e devolvê-lo juntamente com a nota fiscal.
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/qual-o-servico-farmaceutico-mais-rentavel
Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.
Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.
Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.